A medicina escolar representa uma atividade útil e realizada em ambiente especial (a escola) assistindo a uma comunidade de larga faixa etária (da primeira infância a adolescência) com características físicas, biológicas e imunológicas distintas da idade adulta, exigindo dos profissionais da medicina cuidados e preparos
especiais, não sendo portanto uma tarefa de cunho inteiramente comercial.

Nas comunidades escolares, onde o aluno passa uma grande parte do dia, predomina a possibilidade das denominadas “enfermidades peculiares à infância” e onde há também clima apropriado para a contaminação e disseminação de outras doenças infecto contagiosas, tais como encefalites, meningites, viroses, doenças parasitárias, tuberculoses, etc.

A medicina escolar é necessária no sentido de acompanhar e orientar possíveis surtos epidêmicos que podem ser desencadeados e colocar em risco a comunidade escolar.

Os atendimentos de urgência ao aluno no seu roteiro diário, devem ser prestados com a máxima urgência e uma assistência organizada empresarialmente, que pode cumprir com esta finalidade integralmente e com êxito já comprovado.

A Urmes foi criada no sentido de proporcionar à direção da escola condições de solucionar os problemas de ordem médica, visto a dificuldade da presença do médico particular e muitas vezes até a localização dos pais em suas atividades profissionais.

Após o atendimento de emergência pela equipe médica da Urmes ou através da rede credenciada, é aconselhado sistematicamente aos responsáveis a encaminharem o aluno ao médico assistente, para que o mesmo emita seu parecer e orientação.

Finalizando, cumpre-nos acrescentar que apesar das circunstâncias de nosso trabalho, tudo é conduzido no sentido de não interferir na medicina particular de cada um (atendimentos sintomáticos), preservando desta forma o respeito que sempre tivemos com os profissionais da medicina.

Assim, como rotina de nossos procedimentos, lembramos sempre: PREVINIR É ATÉ MELHOR QUE CURAR.

Texto: Flávio Lombardi (Prof. Emérito de Pediatria Uni Rio)