Saúde em Dia, Escola Segura.
A Lei 12.645/2012 instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Uma ação que envolve educadores, coordenadores pedagógicos, gestores e todos que acreditam em ambientes seguros e saudáveis como fatores essenciais ao desenvolvimento humano.
No âmbito escolar, a Lei Lucas (13.772/18) trouxe outra mudança de atitude, tornando obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de escolas públicas e privadas (da educação infantil à básica).
Estamos todos juntos nessa ação.
A escola é local de trabalho de diversos profissionais: professores, diretores, coordenadores pedagógicos, ajudantes, auxiliares, vigilantes e porteiros entre outros.
Portanto, todo estabelecimento escolar (com trabalhadores regidos pela consolidação das Leis do Trabalho – CLT) deve ter e implementar projetos de segurança e saúde disciplinados pelas Normas Regulamentadoras (NRs) que norteiam a adoção de medidas de proteção à saúde e à vida.
Há quase 50 anos, a URMES vem atuando junto às escolas parceiras com a promoção contínua de treinamentos e orientações sobre saúde/segurança, impactando positivamente na vida de toda uma comunidade escolar.
Quais são os riscos ocupacionais presentes no ambiente escolar?
1.Professores:
Ruídos, poeira de giz, fatores ergonômicos (decorrentes de fatores repetitivos) e postura inadequada, excesso de jornada, pressão por resultados e/ou estresse.
2. Profissionais de limpeza e preparação de alimentos:
Riscos químicos e biológicos (exposição a produtos de limpeza e bactérias), acidentes diversos, transporte manual de cargas/fatores ergonômicos, queimaduras com água e alimentos quentes, escorregões e quedas em pisos molhados, cortes com facas etc.
3. Estudantes:
Brinquedos como balanços e gangorras (que precisam de manutenção constante), escadas (que devem ter avisos de advertência, corrimão e fita antiderrapante), instalações sanitárias, uso inadequado do celular (provocando falta de atenção, tendinites, vermelhidão nos olhos e má postura), trajeto casa/escola/casa.
4. Outros fatores de risco:
Prevenção de incêndio, condições das edificações, instalações elétricas, elevadores e ar condicionado.
Torne seu ambiente de ensino em um lugar cada vez mais seguro e saudável.
Condições ambientais seguras e sadias representam para os professores qualidade de vida, possibilitando que ofereçam melhores condições de repasse de conteúdo aos alunos e uma maior satisfação no trabalho.
Para os alunos, isso possibilita um aprendizado mais eficiente e com menores riscos. E para a escola, redução de custos com a prevenção de acidentes e uma melhor avaliação dos pais na hora de fazer a matrícula dos seus filhos.
A URMES está ao seu lado nessa ação!