A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
PSICOLOGIA

.......... Educar um indivíduo pressupõe ajudá-lo a desenvolver suas potencialidades promovendo um crescimento emocional, cognitivo e social saudável; de forma que ele venha a se tornar um sujeito singular e criativo.

.......... O psicólogo é o profissional preparado para, junto com a equipe técnica, professores e demais funcionários, incrementar a dinâmica das relações sociais no universo educacional. As atribuições do psicólogo na creche/escola estão relacionados à melhoria das relações interpessoais, à explicitação; à ajuda e compreensão dos problemas e suas variáveis, colaborando na resolução de crises institucionais, manejando as ansiedades e resistências aí presentes, promovendo a saúde e o bem estar dos integrantes da instituição, refletindo em um meio propício ao desenvolvimento da criança.

Acreditando nisso, o Departamento de Psicologia da URMES oferece à creche/escola os seguintes serviços:

1) Plano de Psicologia que oferece à creche/escola:

  • Avaliação Psicológica e Orientação da criança
    .......... A atuação do psicólogo junto à criança terá um caráter preventivo e não psicoterápico.
    .......... Mantendo uma rotina de observação e acompanhamento do desenvolvimento da criança e de suas relações com o grupo (como participa das atividades, sua relação com professores, colegas e demais funcionários).
    .......... Sempre que solicitada avaliação de determinada criança, se procederá à comunicação aos professores e pais para agendamento de entrevistas, que possam orientar os mesmos a melhor forma de encaminhar a problemática em foro (redirecionar a abordagem junto à criança, orientando professores e demais funcionários; encaminhamento da criança ou da família para psicoterapia, se necessário).
  • Contato com os Pais ou Responsáveis
    .......... A intenção do contato com os pais é que seja estimulado, cada vez mais, a relação família - creche, favorecendo um entrosamento positivo entre os mesmos.
    .......... Será agendado com os pais, reuniões, palestras e cursos, onde serão abordados temas de seu interesse.
    .......... Sempre que houver necessidade, segundo uma avaliação conjunta com a creche/escola, o psicólogo poderá chamar os pais ou responsáveis para entrevistas, com o objetivo de elucidar e orientar casos específicos.
  • Atuação junto aos Professores e demais Funcionários
    .......... Objetiva criar um "clima "de troca de pontos de vista, contribuindo para uma unidade de orientação nas diversas atividades da creche/escola, permitindo o desenvolvimento de um comportamento que facilite a comunicação e entrosamento junto aos alunos.
    .......... Serão desenvolvidas reuniões em grupo e/ou individual com os profissionais; dinâmicas de grupo, palestras, cursos, sendo enfocados temas que constituem interesse no seu cotidiano de trabalho.
    .......... Com os demais funcionários, também será desenvolvido este trabalho, propondo-se reuniões, discussão de temas, aplicação de técnicas grupais, com objetivos semelhantes aos dos professores.
  • Envio de Literatura Atualizada
    .......... Tem a intenção de orientar a creche/escola, assim como pais ou responsáveis sobre sugestões que constituem foco de interesse no universo educacional, afetivo e psicológico do desenvolvimento da criança.
  • Plantão do Departamento de Psicologia
    .......... Todas as creches/escolas terão acesso ao plantão do departamento de psicologia para esclarecimento de possíveis dúvidas que surjam no dia-a-dia das mesmas.
2) Serviços Opcionais:

.......... O Departamento de Psicologia URMES oferece serviços opcionais para aquelas creches/escolas que ainda não possuem o plano de psicologia; são eles:
  • Cursos
  • Palestras (para pais ou funcionários)
  • Avaliação psicológica da criança
  • Dinâmica de grupo

DMX Web Solutions