A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
ESCOVAÇÃO DE DENTES

..........A maioria de nós aprendeu a escovar os dentes enquanto crianças e manteve a mesma técnica durante toda a vida. Infelizmente, muitos de nós aprendemos uma maneira errada de escovar. Mesmo que tivéssemos aprendido o método correto, é fácil tornar-se relaxado ao longo dos anos. A escovação correta não é instintiva. Fazer as cerdas removerem placa sem prejudicar a gengiva é um pouco mais complicado do que você pode pensar.

.......... Existem maneiras diferentes de escovar os dentes e seu dentista, ou higienista dental, pode lhe mostrar o método que considera melhor para você. A técnica de Bass modificada está entre as mais populares para adultos e é muito eficiente na remoção de placa localizada acima e logo abaixo da linha de gengiva. Crianças, no entanto, podem achar difícil movimentar a escova de dentes dessa forma. Elas devem ser instruídas pelo dentista sobre a melhor maneira de escovar de acordo com sua idade e necessidades.

Algumas dicas gerais sobre escovação:

  • Escove pelo menos duas vezes por dia. Muitos profissionais da área de saúde bucal recomendam escovar imediatamente antes de ir para cama. Quando você dorme, a quantidade de saliva diminui, deixando os dentes mais vulneráveis aos ácidos bacterianos. Os dentes também devem ser escovados pela manhã, antes ou depois do café da manhã, dependendo da sua programação. Escovar após o café da manhã é o ideal, porque as partículas de alimento são removidas. Porém, se você come no carro, no trabalho, ou simplesmente pula o café da manhã, certifique-se de que a escovação seja a primeira coisa feita pela manhã, para se livrar da placa que se acumulou durante a noite.

  • Não escove mais do que três vezes ao dia. Escovar os dentes depois do almoço promove uma boa limpeza no meio do dia. Lembre-se, porém, de que escovar demais os dentes pode provocar retração nas gengivas, com o tempo.

  • Escove suavemente. Escovar com força pode fazer a gengiva se retrair. A placa bacteriana se adere aos dentes da mesma maneira que geléia se adere a uma colher de madeira. Ela não pode ser totalmente removida apenas com um enxaguante, mas uma escovação leve já resolve. Quando a placa já endureceu, formando o cálculo dental (tártaro), a escovação não pode removê-la; portanto, não adianta escovar com força. Tente segurar a escova de dentes da mesma forma como se segura uma caneta. Isso estimula um movimento mais suave.

  • Escove por um tempo mínimo de dois minutos. Se for preciso, ligue um cronômetro, mas não economize no tempo de escovação. Você pode escovar por mais tempo; mas, dois minutos é o tempo necessário para limpar adequadamente todos os dentes. Muitas pessoas escovam durante o tempo de uma música no rádio. Isso funciona como um bom lembrete para caprichar na escovação de cada dente.

  • Estabeleça uma rotina padrão para escovação. Tente escovar os dentes na mesma seqüência todos os dias. Alguns profissionais da saúde bucal acreditam que isso ajude os pacientes a se lembrarem de escovar todas as áreas da boca. Se você faz isso rotineiramente, o hábito acaba se incorporando à sua rotina. Por exemplo, escove a face externa dos dentes, da esquerda para a direita, no arco superior e, em seguida, passe para a face interna da direita para a esquerda. Repita o padrão no arco inferior.

  • Utilize sempre escova dental com cerdas "macias ou extra-macias". Quanto mais dura a escova, maior o risco de prejudicar o tecido gengival.

  • Troque de escova regularmente. Assim que as cerdas começam a se abrir, a escova perde a capacidade de limpar adequadamente. Jogue fora sua escova velha depois de três meses de uso ou quando as cerdas se abrirem, ou aquilo que acontecer primeiro. Se você perceber que as cerdas estão se abrindo em muito menos tempo do que três meses, você pode estar escovando com muita força. Tente escovar mais suavemente.

  • Adote uma escova que seu dentista recomende. Profissionais da saúde bucal afirmam: "Não é a escovação, é quem escova". Isso significa que o tipo exato de escova que você usa não é tão importante quanto a técnica e o cuidado com que você escova. Qualquer escova aprovada será um bom instrumento, mas é preciso saber como usá-lo.

  • A escova elétrica pode ser usada, mas nem sempre é necessária. Escovas dentais elétricas são uma boa alternativa às manuais. São especialmente úteis para pessoas que são menos cuidadosas com a técnica apropriada de escovação ou para pessoas com limitações físicas que tornam a escovação difícil. Como acontece com as escovas manuais, escolha cerdas macias, escove por um tempo mínimo de dois minutos e não aperte com muita força para não machucar a gengiva.

  • Escolha o creme dental certo para você. É impressionante de se ver a imensa quantidade de opções de creme dental presente nos supermercados. Lembre-se, o melhor creme dental para você pode não ser o melhor para outra pessoa.

OBS: O importante é a qualidade da higiene bucal e, não, a quantidade de vezes que você a faz.


Dr. Luís Alberto Marques
Dra. Mirelle Pontes
Cirurgião-Dentista
Rua Sete de Setembro, 92 sala 1408 - Centro
Tel: (XX21) 2509-6899
Rua Gavião Peixoto, 182 sala 701 - Niterói
Tel: (XX21) 2714-8777
Dra. Zilma Baptista dos Santos
Rua Miguel Couto, 23 Cobertura - Centro
Tel.: 2222-0265
Estr.:Galeão, 2791 Gr. 201 Ilha do Governador
Tel: (XX21) 3353-3811

 

Endereço:
Rua Senador Furtado, 93
Maracanã - RJ

Clique aqui e veja como chegar.

Atuall Digital