A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
URMES NEWS

VARICELA (Catapora)

A varicela, também conhecida como catapora, é uma virose comum da infância, muito contagiosa, e que costuma cursar em surtos na cidade, principalmente nos meses da primavera. Caracteriza-se por exantema vesicular (“bolhinhas” na pele, presentes simultaneamente com “bolinhas” e crostas) e febre. Raramente complica, mas pode causar infecções graves de pele e, no futuro o Herpes Zoster.

O período de incubação da catapora é de 14 à 16 dias (até 20 dias), período em que os contatos devem ser observados. A pessoa com varicela deve ser afastada da creche/escola, só devendo retornar quando todas as lesões estiverem com crosta (“casquinha”), com atestado de liberação. Deve-se investigar entre os contatos se há gestantes suscetíveis ou imunodeprimidos, e orientá-los a procurar imediatamente seus médicos, pois nestes casos a catapora pode ter consequências sérias.

Existem duas vacinas para imunização contra varicela: vacina varicela e vacina quádrupla viral (que protege da varicela e também do sarampo, da caxumba e da rubéola). Ambas são contraindicadas em gestantes.

As Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam a vacinação rotineira com duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade. Crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados e que não tiveram a doença, também precisam receber duas doses com intervalo de 3 meses entre elas. A vacina quádrupla viral é uma opção para essas duas doses, visto que o esquema de vacinação para sarampo, caxumba e rubéola coincide com o de varicela, no entanto está licenciada apenas para menores de 12 anos.

As vacinas podem ser utilizadas como vacinação de bloqueio, para impedir a disseminação da doença em comunidades fechadas como creches/escolas.

Recentemente o Ministério da Saúde incluiu uma dose dessa vacina no calendário da criança. Ela está disponível nos postos públicos, na forma da vacina quádrupla viral, para crianças de 15 meses de idade.



Dra. Silvia Camara
Coord. Centro de Estudos – URMES
CRM: 52.47206-5

DMX Web Solutions