A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
URMES NEWS

Giardíase

A giardíase é uma parasitose intestinal, causada pelo protozoário Giárdia Lamblia, comum na população em geral, especialmente na infância.

A transmissão ocorre principalmente pela ingestão de água e alimentos contaminados e pelo hábito de levar as mãos e objetos sujos à boca.

A água de beber deve ser filtrada, pois os níveis de cloro utilizados rotineiramente para desinfetar a água potável, não são eficientes contra os cistos de giárdia, a forma infectante do parasita.

Apesar de grande parte da população adulta e infantil ser portadora de giárdia, freqüentemente os casos são assintomáticos. Quando presentes, os sintomas podem variar desde diarréia leve, falta de apetite e cólicas abdominais discretas, até quadros de diarréia crônica, náuseas e vômitos, irritabilidade, dor abdominal, algumas vezes levando a desnutrição por má absorção alimentar.

O diagnóstico de giardíase é confirmado pelo exame parasitológico de fezes, embora eventualmente este exame possa ser negativo, mesmo havendo a parasitose.

São importantes medidas de prevenção e controle de giardíase na Creche/Escola:

  • Normas de higiene pessoal, especialmente o hábito das crianças e funcionários de lavar as mãos após o uso do banheiro e troca de fraldas;
  • Cuidados com saneamento (água, alimentos, esgoto, limpeza do ambiente, etc);
  • Observação dos sinais de presunção da doença para comunicação ao responsável e pediatra assistente da criança, visando à confirmação diagnóstica e tratamento específico, quando necessário.

Dra.Silvia Camara
Coord.Centro de Estudos URMES
CRM: 52.47206-5

Responsável Técnico: Isabella Ballalai - CRM 52.48039-5

Chikungunya
Giardíase
Prevenção e controle de acidentes ne escola
Atuall Digital