A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO
..........É exigência do Ministério do Trabalho para toda e qualquer empresa, independente do seu tamanho, atividade ou número de empregados a implementação, por parte dos empregadores, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e da CIPA (de acordo com o número de funcionários).

.......... Visando a promoção e preservação da saúde do conjunto de seus trabalhadores, a URMES está pronta para atender à sua empresa, e oferece:
  • Elaboração do PCMSO, PPRA, CIPA e Mapa de Riscos (dentro das necessidades de cada empresa);
  • Exames médicos dos funcionários na própria empresa;
  • Atestados de saúde ocupacional;
  • Responsabilidade técnica e consultoria (respaldo técnico com a solidez dos serviços URMES).

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

..........PCMSO é o programa médico que estabelecerá as regras e atitudes preventivas no que se refere às doenças ocupacionais. Visa, através da determinação dos riscos, a elaboração de critérios de segurança que eliminem a incidência de doenças ocupacionais.
.........."O PCMSO pressupõe coibir as doenças profissionais, preservar a SAÚDE do trabalhador, diminuir a incidência de acidentes e, em consequência, baixar os custos operacionais, aumentando a eficiência e a qualidade do TRABALHO."
..........Os exames médicos dos funcionários são obrigatórios e têm caráter ocupacional, isto é, durante o mesmo o médico deverá definir se o funcionário está apto ou não a exercer sua função.

Exames Clínicos

São os seguintes os exames de rotina obrigatórios:
  • Admissional: deve ser realizado antes do funcionário assumir suas funções na empresa;
  • Periódico: anualmente ou a cada dois anos;
  • Retorno ao trabalho: quando o funcionário se afasta por mais de trinta dias do trabalho, por motivos de saúde ou por licença maternidade. Deve ser realizado no dia do retorno;
  • Mudança de função: quando o funcionário muda de função na empresa;
  • Demissional: na saída do funcionário. Deve ser realizado dentro dos 15 dias que antecederem ao desligamento definitivo do funcionário, ou, no caso dele ter trabalhado na empresa por mais de 12 meses, até o dia da homologação de sua recisão de contrato de trabalho.
..........Durante os exames clínicos o médico poderá solicitar exames complementares. Consideram-se exames complementares obrigatórios aqueles que objetivam a determinação da capacidade do funcionário em exercer a sua função ou que possam detectar doença relacionada à característica ocupacional de sua atividade, risco e função.

Atestados de saúde ocupacional (ASO)

..........A cada exame clínico são emitidos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) atestando a aptidão, ou não, dos funcionários ao exercício de suas funções. Tais documentos devem ser guardados na empresa e podem ser solicitados pelo fiscal do Ministério do Trabalho

Relatório Anual

..........O médico do trabalho, coordenador do PCMSO, anualmente elaborará o relatório que será anexado à renovação do PCMSO.

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

..........
PPRA é o programa de controle dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, mapeando todos os ambientes de trabalho para avaliar os riscos químicos, físicos e biológicos que possam causar problemas ao empregado. O PPRA é imprescindível para subsidiar a implantação do PCMSO e estabelecer o conjunto de exames para prevenção de problemas com a saúde do trabalhador.

.......... O engenheiro do trabalho, da URMES, elabora o PPRA e anualmente faz sua renovação.

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

.......... As empresas são classificadas pelo Ministério do Trabalho de acordo com sua atividade e número de funcionários. Essa classificação definirá a obrigatoriedade, ou não, da CIPA. Empresas desobrigadas da CIPA deverão escolher dentre seus funcionários aquele que será o responsável pela observância dos riscos de acidentes na empresa (esse funcionário deverá fazer um curso específico).

.......... A URMES oferece:
  • Curso para os participantes da CIPA;
  • Consultoria:
    - na implantação da CIPA;
    - durante as reuniões ordinárias;
    - na elaboração dos anexos 1 e 2;
    - na elaboração da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes);
  • Confecção do Mapa de Riscos.
..........Por isso que a URMES há mais de 40 anos presta bons serviços. Entre em contato conosco, solicite a visita de um representante.
DMX Web Solutions