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cuidando do seu
maior bem

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Medicina escolar

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Assistência à
Creche

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Escola que tem URMES
está sempre passando bem

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FONOAUDIOLOGIA

..........A fonoaudiologia é uma ciência que se preocupa com a comunicação humana, estudando, prevenindo, avaliando e tratando a voz, fala, linguagem e audição do indivíduo. Quanto mais cedo for detectado algum comprometimento, mais cedo a orientação e a intervenção serão realizadas e os problemas com certeza serão menores.

.......... A atuação da fonoaudióloga na creche/escola tem como objetivos:

  • Sensibilizar pais e profissionais da creche/escola, quanto aos possíveis problemas fonoaudiológicos.
  • Detectar e identificar precocemente possíveis alterações que estejam prejudicando o desenvolvimento global da criança. Através de observação de forma simples dos diferentes ambientes da creche/escola.
  • Agilizar e encaminhar para o profissional específico, as crianças que apresentem algum comprometimento fonoaudiológico para uma intervenção imediata.
  • Registrar e armazenar dados, paraa um acompanhamento sistêmico da criança.

..........Para cumprir estes objetivos foi elaborado o seguinte plano de atuação:

PLANO DE FONOAUDIOLOGIA - URMES
ENTREVISTA COM A COORDENAÇÃO

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Ao se apresentar na creche/escola, o fonoaudiólogo entrará, prioritariamente, em contato com sua coordenação, para inteirar-se da rotina do estabelecimento, seus objetivos, suas necessidades; tomar ciência dos funcionários que a compõem e conhecimento dos diferentes grupos de crianças nela matriculados; para, posteriormente, traçar seu plano de atuação.

ROTINA DE ATENDIMENTO

..........
O fonoaudiólogo passará a fazer parte da equipe técnica da creche/escola para, junto com o corpo multiprofissional da instituição, organizar atividades que venham favorecer a criança no seu desenvolvimento global.

.......... Para melhor organização do trabalho, existem etapas a serem seguidas:

  • Entrevistas com professores e outros profissionais;
  • Observação das crianças;
  • Contatos com pais;
  • Orientações específicas;
  • Etc.

..........Caso seja do interesse da equipe e/ou da direção escolar, poderão ser incluídas palestras informativas e encontros sobre a fonoaudiologia e suas diferentes áreas de atuação, para todos os funcionários da creche/escola.

.......... Sugestões de assuntos que poderão ser abordados:

  • Noções gerais do processo de aquisição de linguagem , enfatizando a interferência de fatores emocionais e ambientais;
  • Visão geral a respeito dos problemas de linguagem, que podem ocorrer em crianças nas fases pré-escolar e escolar, tais como: distúrbios articulatórios, de leitura e escrita, gagueira, problemas de voz e audição;
  • Relação entre os distúrbios da comunicação oral e dificuldades de aprendizagem dentro do processo educacional.

ATUAÇÃO JUNTO AOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS

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Tem o objetivo de ouvir o relato de professores sobre dificuldades encontradas ao lidar com a criança. Cada criança terá seu formulário para registro dos dados pessoais, observações colhidas pelo profissional fonoaudiólogo e informações dos pais e profesores. Após análise deste comportamento, o fonoaudiólogo retornará ao professor para uma orientação específica de cada criança, dando sugestões de atividades que possam vir ajudá-lo na estimulação do desenvolvimento global e da aprendizagem.

OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA

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A atuação do fonoaudiólogo terá um caráter preventivo e não fonoterápico. Será mantida uma rotina de observação e acompanhamento do desenvolvimento da criança e de suas relações com o grupo (durante a participação das atividades lúdicas e dirigidas, sua relação com professores, colegas e demais funcionários). Sempre que for observado comprometimento fonoaudiológico, os pais serão comunicados e estes se responsabilizarão pela intervenção.

CONTATO COM OS PAIS E RESPONSÁVEIS
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O contato com os pais e responsáveis poderá ser em grupo ou individual.

GRUPO: Através de palestras informativas sobre fonoaudiologia e as suas diferentes áreas de atuação;

INDIVIDUAL: Entrevista e orientação específica para a necessidade da criança em observação.

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