A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
DICAS URMES - MEDICINA E SEGURANÇA

ADOLESCER

As mudanças corporais presentes no período da adolescência, implicam em mudanças psicológicas, que levam o jovem a uma nova relação com os pais e com o mundo.

Entrar no mundo dos adultos, significa para o adolescente a perda definitiva de sua condição de criança.

Estas mudanças, nas quais o adolescente perde sua identidade de criança, implicam na busca de uma nova identidade, que irá se construir ao longo deste processo. É como processo que devemos encarar este período, no sentido de estar sempre se transformando, se ressignificando, e isto implica em que o jovem, passe por períodos de oscilação entre ser criança ou ser adulto. Tanto estas modificações corporais incontroláveis, quanto os imperativos do mundo externo, exigem do adolescente novas formas de estar no mundo; e isto pode ser vivenciado, a princípio, como uma invasão, ainda que exista o prazer e a ânsia em conquistar a nova posição de adulto.

Poder acompanhar, de uma forma tranquila, esta “ebulição” de transformações, respeitando o tempo e a forma singular que cada adolescente encontrou de elaborar esta etapa, não é, muitas vezes, uma tarefa tão fácil para os pais, principalmente por estes terem também que “mergulhar” neste processo de transformação junto com seus filhos, revendo posições, sentimentos, ideologias e principalmente, se despedindo desta criança que está crescendo.

Não existe, no entanto, uma forma única e certa de lidar com o “adolescer” dos filhos, existem sim várias formas, que irão se configurar e reconfigurar ao longo deste processo. Em alguns momentos poderão existir avanços, em outros retrocessos, as vezes algumas paradas, mas se nós pensarmos bem, não é assim que a vida é em qualquer etapa?

Psicologia URMES – Ampliando fronteiras no encontro com a escola.

Atuall Digital