A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
DICAS URMES - MEDICINA E SEGURANÇA

AMAMENTAÇÃO - PARA UM DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL

No processo de amamentação, o contato do bebê ao seio, o calor aconchegante do corpo da mãe, a sua voz, seu cheiro, sua sintonia com o bebê, ajudam a construir os alicerces do desenvolvimento emocional e afetivo da criança.

O prazer e a plenitude, que advêm deste encontro mãe-bebê, acabam se tornando, para este, mais importante do que o próprio alimento em si. Não importa apenas dar o seio; o que importa é como o seio é dado; como as solicitações paralelas da criança são atendidas.

O bebê, durante a amamentação, não está somente incorporando o leite da mãe; mas, também, sua voz, seus embalos, suas carícias. É através disto tudo, deste investimento no corpo e na alma do bebê, que ele irá configurar seu esquema corporal. O Eu da criança começa a estruturar limites, começa a ter existência própria, a partir deste contorno que lhe é dado pelo corpo materno.

É a partir deste encontro, do experimentar cada momento desta relação, no toque, no olhar, no falar, que o bebê poderá se aproximar cada vez mais do sentido de ser humano, que poderá, ao longo do seu desenvolvimento, construir a sua humanidade.

É importante, portanto, apesar de todos os cuidados higiênicos, médicos e alimentares dispensados ao bebê, na creche, a mãe dar sempre continuidade, em casa, ao processo de amamentação de seu filho.

Psicologia URMES – Ampliando fronteiras no encontro com a escola.

 

Atuall Digital