A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
DICAS URMES - MEDICINA E SEGURANÇA

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

- Cadê o Joãozinho, o que ele está fazendo ?
- Ah, ele não está fazendo nada não ! Ele só está lá fora brincando.

Será mesmo que este brincar, para a criança, é um não fazer nada ? Descompromissado e sem importância, como muitas vezes se pode pensar?

Além de brincarem para obter prazer, as crianças brincam para elaborar vivências e adquirir experiências novas. Assim como a personalidade dos adultos se desenvolve através de suas experiências de vida, a personalidade da criança, a sua forma única de ser e interagir no mundo, se constrói através do brincar.

É brincando que a criança irá experienciar a vida, que ela irá transitar na área entre a realidade interna (suas fantasias, emoções, pensamentos...) e a realidade do mundo externo (como o meio se apresenta a ela). Este espaço entre o mundo interno e mundo externo, é um espaço de pura potencialidade, um espaço criador. O encontro entre estes “dois mundos” resulta na capacidade de criar, transformar, reinventar, do ser-humano, é através deste encontro que a criança irá se apresentar no mundo de uma forma singular e criativa, propiciando o desenvolvimento de uma personalidade integrada e diferenciada do mundo em que vive.

O processo de crescimento do ser-humano exige, entre outras coisas, uma boa utilização deste potencial criativo, que é aprendido e vivenciado através da brincadeira, perpetuando-se ao longo de nossas vidas, como um processo contínuo, em nosso vivenciar, recriar e reconfigurar o mundo.

- O que Joãozinho está fazendo mesmo ?
- Algo muito importante: ele está brincando.

 

Atuall Digital