A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
DICAS URMES - MEDICINA ESCOLAR

HERPES LABIAL

..........O herpes labial é uma doença causada pelo vírus do herpes simples tipo 1 (HSV tipo 1), comum entre crianças que freqüentam creches e escolas.

..........A manifestação clínica mais comum de infecção primária pelo HSV tipo 1 é a gengivoestomatite (febre, irritabilidade, gânglios aumentados em região submandibular, e lesões ulceradas na gengiva e mucosa da boca).

..........Após a infecção primária o HSV tipo 1 persiste no organismo de forma oculta e sua reativação pode acontecer sem sinais ou sintomas, ou se manifestar como herpes labial reincidente (pequenas bolhas agrupadas na região peroral, normalmente na borda dos lábios).

..........A infecção por HSV tipo 1 normalmente resulta do contato direto com secreções orais infectadas (saliva) ou lesões, transmitidas de pessoas sintomáticas ou assintomáticas, com infecções primárias ou reincidentes.

..........A maior concentração de vírus é espalhada durante infecções primárias sintomáticas, portanto recomenda-se que as crianças com gengivoestomatite por HSV tipo 1 sejam afastadas de creche/escola, retornando com atestado médico de liberação.

..........Normalmente não se indica o afastamento de crianças com infecções recidivantes, devido ao pequeno risco potencial para os contactantes.

Atuall Digital