A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
DICAS URMES - MEDICINA ESCOLAR

OBESIDADE

..........A obesidade é o aumento do peso corporal as custas de tecido adiposo seja ele, localizado ou generalizado.

..........A obesidade é a conseqüência de um desequilíbrio na entrada e o no gasto de energia pelo organismo.

..........O consumo excessivo de energia pode ser devido a ingesta excessiva ou pelo consumo de porções maiores de carboidratos simples (doces e açúcares) e gordura saturada (gordura de origem animal e frituras).

..........O menor consumo de energia está relacionado à vida sedentária que levamos atualmente. Os adultos com o seu tempo todo dedicado ao trabalho e a família passando a maior parte do seu tempo frente à TV, computadores e videogames.

..........A obesidade está associada a um grande número de doenças tais como: hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2, problemas do colesterol, problemas osteoarticulares como artrite e artrose, problemas respiratórios como a apnéia do sono, hiperuricemia, doença arterial coronariana, cálculos biliares, tromboembolismos.

..........Visto os riscos que a nossa saúde sofre com o excesso de peso é hora de dar um basta nesta situação e mudarmos de estilo de vida para que nós e nossos filhos não sejamos acometidos por ela.

Como fazer isso?????

..........Aliando uma reeducação alimentar à prática de uma atividade física regular.

..........A educação alimentar se inicia nos primeiros anos de vida e a reeducação alimentar, quando percebemos que podemos ser beneficiados pela alimentação. Ela consiste em oferecer ao nosso corpo todos os tipos de nutrientes; carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais em proporções adequadas para o bom funcionamento do mesmo. Este tipo de alimentação não restringe alimentos, mas prioriza o bom senso no consumo deles e é por isso que hoje se sabe que esta e a única forma de alcançarmos o peso desejado assim como mantermos o peso reduzido, pois as dietas restritivas se tornam monótonas a curto ou longo prazo, fazendo com que retornemos aos hábitos antigos os quais nos levaram ao ganho de peso.

..........A atividade física auxilia na perda de peso, manutenção do peso reduzido, prevenção do desencadeamento das doenças associadas à obesidade, além de melhorar o estresse ao liberar endorfina.

..........Nós como educadores, profissionais de saúde e pais devemos nos empenhar em mudar o nosso estilo de vida, pois com exemplo estaremos mudando a qualidade de vida de nossos filhos e, portanto, das gerações vindouras.

Segue algumas dicas:
10 erros que não devemos cometer na educação alimentar da criança:

  1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.
  2. Lanches Fora de Hora: Já dissemos que o ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários.
  3. Oferecer Comida Como Recompensa: "Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa". Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.
  4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: "Se não come a salada, não vai ganhar presente". Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.
  5. Brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.
  6. Ceder ao Primeiro Não Gosto Disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.
  7. Substituir Refeições: Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
  8. Tornar a Ida a Uma Lanchonete, Um Programão: A comida de casa fica meio sem graça.
  9. Servir Sempre a Mesma Comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.
  10. Dar o Exemplo: Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.

Fonte: ABESO- Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade

Atuall Digital