A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
DICAS URMES - MEDICINA ESCOLAR

ENTEROBÍASE (OXIURÍASE)

..........A enterobíase é uma parasitose intestinal, causada pelo verme Enterobius vermiculares (oxiúrus), difundida pelo mundo inteiro, comprometendo todas as classes sociais, com predileção pelas crianças.

..........Pode cursar de forma assintomática ou apresentar como característica principal o prurido anal (coceira no ânus), predominantemente noturno, que causa dificuldade para dormir e irritabilidade. Nas meninas, a enterobíase é também responsável por vulvovaginite, com intensa coceira na região vulvar.

..........A transmissão ocorre pela ingestão dos ovos eliminados pelas fezes de portadores do parasita, que contaminam as mãos, os alimentos, as roupas de cama e a poeira doméstica. A auto-infestação é muito comum, pois a criança contamina frequentemente as suas unhas e se reinfesta ao levar as mãos à boca e manipular os alimentos.

..........O diagnóstico geralmente é clínico, devido ao prurido (coceira) característico, e algumas vezes é feito pela visualização do parasita na região perineal. O exame parasitológico de fezes de rotina, dificilmente identifica a enterobíase, havendo uma técnica especial (método da fita gomada).

..........São importantes medidas de prevenção e controle da enterobíase na creche/escola:

  • Normas de higiene pessoal e ambiental (especialmente manter as unhas aparadas e limpas)
  • Observação dos sinais de presunção da doença (coceira no ânus e vulva), para comunicação ao responsável e pediatra da criança, visando o tratamento específico.

 

Atuall Digital