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DICAS URMES - MEDICINA ESCOLAR

UMA BOA ALIMENTAÇÃO

...........Uma boa alimentação pressupõe saciar as necessidades calóricas de cada um e suprir o organismo dos nutrientes de que precisa para se manter, e no caso das crianças, se desenvolver.

...........Cabe ao adulto oferecer à criança e ao adolescente todo grupo de alimentos, incentivar sua aceitação e proporcionar horários adequados para sua alimentação.

...........Não podemos esquecer que, durante a fase de desenvolvimento, são necessárias 6 refeições diárias: desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

...........Dentre essas refeições destaca-se, em importância, o desjejum.

...........O desjejum ou o café da manhã, é a primeira refeição ingerida após o jejum de toda uma noite. A quebra do jejum foi classificada como uma maneira saudável de iniciar o dia.

...........No âmbito escolar, o desjejum é importante pois a eliminação do café da manhã tem um efeito negativo sobre as crianças. Na metade da manhã, as crianças que não tomaram o desjejum são menos eficientes na seleção de informações críticas necessárias para a solução de problemas, se comparadas com as que fizeram a primeira refeição do dia. A capacidade de memorizar e utilizar informações recentemente adquiridas, a facilidade verbal e a criatividade são particularmente afetadas quando se omite o desjejum. Estas alterações na função cognitiva são parte do estresse metabólico que as crianças sofrem após o jejum de uma noite e parte da manhã. O lanche na escola deve ser uma refeição leve que complementa o desjejum, sem interferir na aceitação do almoço, não tendo portanto o objetivo de substituir o café da manhã.

...........A escolha dos alimentos também é importante, de forma a prevenir doenças do coração, anemia, diabetes, obesidade e outras, algumas regras devem ser seguidas:

REGRAS DE TRÂNSITO DE ALIMENTOS

SINAL VERMELHO – sal, acúcar e gordura, devem ser consumidos com moderação.

SINAL AMARELO - massas em geral, (pães, biscoitos, bolos, macarrão e farinhas) devem ser consumidos sem excessos.

SINAL VERDE - frutas, hortaliças, legumes, carnes, leite e derivados podem ser consumidos à vontade, nunca esquecendo de relacionar a quantidade de alimentos ingerida com a atividade física despendida.

...........A criança com bons hábitos alimentares será um adulto mais saudável, cabe aos pais e aos educadores orientar e facilitar nesse sentido.

Dra. Isabella Ballalai Benevides
Diretoria Técnica

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