A Mais de 40 anos
cuidando do seu
maior bem

slide-item-01

Medicina escolar

slide-item-02

Assistência à
Creche

slide-item-03

Escola que tem URMES
está sempre passando bem

slide-item-04
DICAS URMES - ASSISTÊNCIA À CRECHE

ALIMENTAÇÃO NA INFÂNCIA

Ao nascimento, o bebê é capaz de coordenar a sucção, respiração e deglutição, e está apto para mamar ou sorver líquidos. Até os seis meses de idade deve ser alimentado exclusivamente com leite materno e mamar em horários de sua livre escolha.

Neste período, o trato digestivo está em fase de maturação, mas com capacidade de digerir, absorver e utilizar adequadamente os nutrientes do leite materno.

A partir dos seis meses de idade seu desenvolvimento e suas carências nutricionais determinam a necessidade da introdução de novos alimentos.

O bebê já se mantém sentado e tem desenvolvimento motor adequado para a mastigação e deglutição. Ao mesmo tempo tem capacidade digestiva e metabólica para novo tipo de dieta.

É quando a criança passa a conhecer os alimentos sólidos, iniciando uma importante etapa na formação dos hábitos alimentares

Este período de transição dura dos seis meses até os dez ou onze meses de idade. É importante que a introdução dos novos alimentos seja feita gradativamente , e que se estabeleça horários e intervalos adequados entre as refeições.

As papas, sejam as salgadas ou as de frutas, devem ser amassadas com um garfo e dadas em colher. Nunca devem ser oferecidas em mamadeiras, e não se recomenda que sejam batidas no liqüidificador ou passadas na peneira.

No final do primeiro ano de vida a criança recebe quase todos os nutrientes a partir dos mesmos alimentos da dieta de um adulto. É quando os mecanismos fisiológicos estão maduros e os alimentos oferecidos às crianças só precisam de pequenas modificações, como cortá-los em pedaços menores, temperá-los mais suavemente e deixá-los com textura mais branda.

OBS: Quando o aleitamento materno exclusivo não for possível até o sexto mês de idade, somente o pediatra ou nutricionista podem indicar o leite mais adequado e a introdução mais precoce dos outros alimentos.

Dra. Silvia Camara
Coord. Centro de Estudos - URMES

DMX Web Solutions